Skip to main content

Se a cada 10 questões no vestibular, 11 falavam sobre essa referência da literatura brasileira, alguma coisa ele tinha de especial! Foi revisitando alguns clássicos que descobri o quanto ele carregava mensagens tão importantes para os tempos mais atuais.

Texto: Descomplica.com.br

1. Girl power!

As personagens femininas são, geralmente, representadas como fortes, dominadoras, sensuais, “dissimuladas”, ambíguas, astuciosas e, principalmente, adúlteras, o que comprova a vulnerabilidade do amor.

Uma observação pertinente sobre o perfil feminino: a questão sobre mulheres “dissimuladas” e “adúlteras” não deve ser interpretada de uma forma negativa. Essas características que levam a uma observação negativa, na verdade, exaltam a esperteza feminina. Assim como na maioria dos contos de Nelson Rodrigues, onde a mulher é adúltera ou, outras vezes, “passam a perna” nos homens de alguma forma, elas conseguem os objetivos desejados. Ou seja, não há uma tentativa de manchar a imagem feminina, mas sim de qualificá‑las como tão espertas quanto, ou mais esperta que os homens.

2. Irônico seria…

As obras apresentam frases curtas e incisivas, repletas de humor e reflexão através de frases irônicas e sugestivas, além de apresentar intertextualidade com obras consagradas e perfeição gramatical. Cabe dizer, também, que suas obras apresentam bastante metalinguagem, Machado utilizava a linguagem para explicar a própria linguagem.

3. Pessimismo

O pessimismo é indicado pela hipocrisia social. A imperfeição da humanidade mostra que as causas nobres sempre ocultam interesses impuros.

4. Personagens

São geralmente burgueses – classe dominante; procura desmascarar o “jogo” das relações sociais; enfatiza o contraste entre aparência x essência; mostra‑nos de maneira impiedosa e enfatiza a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a inveja, o prazer carnal.

5. Narrativas

Há pouca ação e poucos fatos a serem apresentados. Os personagens envolvidos na trama apresentam complexidade psicológica, ou seja, são personagens esféricos e o narrador dialoga com o leitor, permitindo a este fazer reflexões sobre a obra, além de, por vezes, a ordem cronológica da obra ser interrompida.

Fabio Ruschi

Author Fabio Ruschi

Sagitariano, colecionador de experiências e contador de histórias. Idealizador do projeto WAKEUPMEMO na incansável transformação da cena sensual e seus tabus na sociedade.

More posts by Fabio Ruschi

© Todos os diretos reservados.