Skip to main content

Inspirar, expirar… movimentos involuntários do nosso corpo, ou seja, fazemos sem perceber. Hoje te convido para prestar mais atenção nisso. Prestar atenção na inspiração como chave para a criatividade no seu cotidiano. Diferente do que muitos pensam, isso não é um dom, mas sim dedicação! Se inspirar é problematizar, se auto-conhecer, experimentar, articular… Mas com uma rotina tão carregada, como eu faço isso?

1. Arrume sua cama, bebe!

Começar o dia completando objetivos e superando desafios simples, contribuem com a sensação de produtividade logo cedo (dever cumprido). Desafoga a carga de pressão e libera para a piração.

2. Troque seis por meia‑dúzia

Mais do mesmo, mas diferente. Mudar pequenas rotinas ao longo do dia preenche sua semana com muitas novidades. Experimente ir pro trabalho por outro caminho, comer um almoço diferente, puxar um papo aleatório na rua, etc.

3. Devore referências, mas mastigue bem…

Referências em excesso podem ser um convite a se perder num mar sem fim, por isso ao invés de quantidade, busque qualidade. Mastigue bem os detalhes, descontruindo cada elemento delas e reconstrua da sua própria maneira. Com o tempo vc vai perceber características únicas do seu trabalho que foram formadas por uma mistura de referências que vc teve ao longo dos anos. Pronto, agora vc tem sua própria identidade!

4. Falou, gritou… e não disse nada!

Tenha clareza da mensagem que vc quer passar e busque coerência em detalhes que possam reforçar isso, entenda seu público e fale de igual pra igual! Se aprofunde nas suas causas e motivos que te fazem carregá‑las.

5. Estreite laço com as artes

Arte é um convite a introspeção, para entrar no seu mundinho particular. Ela instiga e alfineta percepções e interpretações estritamente individuais: Escute música, assista filme, dance, coloque a mão na massa… E tenha certeza que enquanto seu corpo se ocupa, sua mente estará a milhão!

6. Inspiração, inspira piração!

Pois é, se gentileza gera gentileza, experimente inspirar outras pessoas e vc vai perceber o quanto essas assimilarão suas ideias de um novo ponto de vista e devolverão insights incríveis. Por isso estejam sempre cercado por cabeças pensantes, sempre leve questão para grupos, etc.

7. Da um tempo. Volte para sua zona de conforto!

Para, expira e inspira. Oxigene as ideias. Às vezes a pressão pode ser uma grande barreira para nos permitir enxergar além dela. Quando se encontrar nessa situação, experimente buscar sua zona de conforto: Converse, mude a tarefa, corte a ligação com o problema, seja lá o que for, deixe o desconforto de lado.

8. Use a falta de inspiração como inspiração

Inspiração tem a ver com a sua disposição para encontrar uma solução. É um ciclo. Saber que a fossa criativa faz parte do processo, vai te dar forças pra insistir de diferentes formas, potencializando zonas de aprendizados por meio de novas experimentações.

 

Fabio Ruschi

Author Fabio Ruschi

Sagitariano, colecionador de experiências e contador de histórias. Idealizador do projeto WAKEUPMEMO na incansável transformação da cena sensual e seus tabus na sociedade.

More posts by Fabio Ruschi

© Todos os diretos reservados.